Artigos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No Islam não há absolutamente nenhuma diferença entre, homens e mulheres, pois ambos estão em nível de igualdade perante à Deus, sendo diferenciados somente pela sua fé em Deus, e à ambos está prometido a mesma recompensa, para as boas ações como para as más ações.

Deus o Altíssimo diz no Sagrado Alcorão:

''A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for crente, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das suas ações.'' ( 16ª Surata, An-Nahl, versículo 97)

 

O Alcorão Sagrado, sempre admoesta aos muçulmanos usando freqüentemente a expressão, "seja homem ou mulher'', para enfatizar a igualdade de homens e mulheres com respeito a deveres, direitos, virtudes e méritos.  Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

''Quanto aos muçulmanos e às muçulmanas, aos fiéis e às fiéis, aos consagrados e às consagradas, aos verazes e às verazes, aos perseverantes e às perseverantes, aos humildes e às humildes, aos caritativos e às caritativas, aos jejuadores e às jejuadoras, aos recatados e às recatadas, aos que se recordam muito de Deus e às que se recordam d'Ele, saibam que Deus lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa.Não é dado ao fiel, nem à fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Deus e o Seu Mensageiro é que decidem o assunto.'' ( 33ª Surata, Al Ahzab, versículo 35 e 36)

''Harmonizai-vos com elas; pois se a menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que Deus dotou de muitas virtudes.'' (4ª Surata, An Nissá, versículo 19)

Estes versículos do Alcorão Sagrado, enfatizam as virtudes das mulheres e as põe em nível de igualdade ao homem perante a Deus, ao contrário das afirmações de alguns santos canonizados pela igreja, que diziam sobre a mulher:

''A mulher é filha da falsidade, sentinela do inferno, a inimiga da paz; pôr causa dela Adão perdeu o Paraíso.'' (São João Damasceno)

''A mulher é o instrumento de que se utiliza o diabo para ganhar as nossas almas'' (São Cipriano)

''A mulher é a fonte do braço do diabo, e a sua voz é o chiado da serpente.'' ( Santo Antônio)

São Paulo que foi o verdadeiro fundador do igreja, como é entendido e aceito pêlos cristãos, considerava a mulher uma sedutora, atribuiu as mulheres toda a culpa pela queda do homem, e a origem do pecado pela mulher, lemos assim no Novo Testamento na carta de Paulo aos Coríntios:

''Porque o homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem. E o homem não foi criado pôr causa da mulher mas sim a mulher pôr causa do homem.'' (I Coríntios 11: 8-9)

Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

 

''E tu, ó Adão, Habita com tua esposa o Paraíso! Desfrutai do que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque estareis entre os transgressores. Então, Satã lhes cochichou, para revelar-lhes o que, até então, lhes havia sido ocultado de suas vergonhas, dizendo-lhes; vosso Senhor vos proibiu está árvore para que não vos convertêsseis em dois anjos ou não estivésseis entre os imortais.

E lhes jurou: Sou para vós um fiel conselheiro. E, com enganos, seduziu-os. Mas quando colheram o fruto da árvore, manifestaram-se-lhes as vergonhas e começaram a cobrir-se com as folhas das plantas do Paraíso. Então seu Senhor os admoestou: Não vos havia vedado está árvore e não vos havia dito que Satã era vosso inimigo declarado? Disseram: Ó Senhor nosso, nós mesmos nos condenamos e, se não nos perdoares e Te apiedares de nós, seremos desventurados.'' (7ª Surata, Al Aaraf, versículo 19 à 23)

 

''Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com ela convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Pôr certo que nisto há sinais para os sensatos.''

(30ª Surata, Ar Rum, versículo 21)

 

'' Entrai, jubilosos, no Paraíso, juntamente com as vossas esposas! Eis aí o Paraíso, que herdastes pôr suas boas ações.'' (Surat 43ª, Az Zukhruf, versículos 70 e 72)

 

E com estes versículos, o Alcorão Sagrado isenta a mulher, da responsabilidade pela queda de Adão (que a paz esteja com Ele), restabelecendo assim a sua honra e dignidade.

O Alcorão Sagrado, adverte aos homens que oprimem ou maltratam as mulheres, Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

 

''Ó crentes, não vos é permitido herdardes as mulheres, contra a vontade delas , nem as atormentardes, com o fim de vos apoderardes de uma parte daquilo com que as tenhais dotado, a menos que elas tenham cometido comprovada obscenidade. E harmonizai-vos com elas; pois se a menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que Deus dotou de muitas virtudes.'' (4ª Surata, An Nissá, versículo 19)

 

Nos dia da idolatria, em muitas nações, incluindo a árabe, um enteado ou irmão de criação costumava tomar posse da viúva ou das viúvas do falecido, juntamente com os escravos e posses do falecido, deixando a viúva totalmente desamparada, o Islam proibiu tal atitude.

Na época pré-islâmica, outra artimanha utilizada para desonrar a liberdade da mulher casada consistia nos maus tratos e no uso da força, afim de que pedissem o divórcio, uma vez que o dote poderia ser resgatado de volta pelo marido, está prática também foi proibida pelo Islam. Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

'' Está-vos vedado tirar-lhes algo de tudo quanto lhes haveis dotado, a menos que ambos temam contrariar as leis de Deus.'' ( 2ª Surata, Al Bacara, versículo 229)

Muito antes do advento do Islam, algumas tribos árabes pagãs tinham o costume de enterrar viva as crianças do sexo feminino, pôr temer-se a desonra e para evitar o seu sustento, o pai deliberadamente, enterrava sua filha viva.  Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

 

''Quando a filha, sepultada viva, for interrogada: Porque delito fostes assassinada?'' (81ª Surata, At Taquir, versículos 8 e 9)

 

'' Quando a alguns deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado. Oculta-se de seu povo, pele má notícia que lhe foi anunciada: deixá-la-á viver, ou a enterrará viva? Que péssimo é o que julgam!'' (16ª Surata, An Nahl, versículo 58 e 59)

 

Eles tratavam as mulheres como um simples objeto de prazer, as mulheres não possuíam nenhum direito ou posição social, quando o Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre Ele), transmitiu os ensinamentos Alcorânicos para o seu povo, está mensagem se tornou revolucionária, pois colocou as mulheres em posição de igualdade perante os homens.

Ao contrário de outras religiões que consideravam as mulheres como sendo pecadoras e inerente da maldade, e homens como sendo cheios de virtude inerente da nobreza, no Islam o homem e a mulher provem da mesma essência, e foram criados de uma única alma.  Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

 

''Ó humanos, temei o vosso Senhor que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador." (4ª Surata, Al Nissa, versículo 1)

 

O Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

'' As mulheres são almas gêmeas dos homens.''

Deus o Altíssimo enfatiza a unidade essencial dos homens e das mulheres, em vários versículos no Alcorão Sagrado. Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

''Acerca-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas vestimentas, e vós os sois delas.'' (2ª Surata, Al Bacara, versículo 187)

Da mesma maneira que um artigo de vestuário esconde a nossa nudez, assim o faz o marido e a esposa, quando contraem o matrimônio. Um artigo de vestuário dá conforto ao corpo; assim também o marido encontra o conforto em sua esposa, e a sua esposa também encontra o conforto em seu marido.

O Islam não considera a mulher " um instrumento do diabo ", mas a mulher virtuosa é uma fortaleza contra Satanás, quando uma mulher virtuosa, se casa com um homem, ajuda-o a manter-se no caminho da senda reta, durante toda a sua vida. É pôr isto o matrimônio foi considerado pelo Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes)(que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) como um dos atos mais virtuosos.

Ele disse:

" Aquele que se casa, cumpre metade da sua religião, e falta-lhe completar outra metade para uma vida cheia de virtude em um firme respeito a Deus."

E disse também:

''Eu sou quem mais teme à Deus dentre vós, e no entanto, eu jejuo e rompo meu jejum, eu oro e durmo, e me caso com as mulheres. Aquele que não segue a minha sunnah não é um dos meus.''

Deus o Altíssimo, através do Alcorão Sagrado tem dado uma grande ênfase ao matrimonio , Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

 

''Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com ela convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Pôr certo que nisto há sinais para os sensatos.'' (30ª Surata, Ar Rum, versículo 21)

 

O Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), sempre elogiou as mulheres virtuosas e puras. Ele disse:

" O mundo e todas as coisas contidas nele são preciosas, mas, a coisa mais preciosa no mundo é uma mulher virtuosa.

Antes do advento do Islam as mulheres eram tratadas como animais, o Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), acabou com todas as crueldades em relação as mulheres, quando disse:

''O crente mais íntegro é aquele que demonstra melhor caráter e de melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher, e o que é melhor para com a sua mulher.''

E disse também:

''Que nenhum crente guarde rancor de sua esposa, pois se algo do caráter dela o desagrada, será comprazido no resto da mesma.''

O Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), era muito enfático, e sempre ordenou aos muçulmanos para serem amáveis para com suas mulheres, e na Peregrinação de Despedida, depois de Ter louvado e Glorificado à Deus, o Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

''Sabei que tens direitos sobre as vossas mulheres e elas têm direitos sobre vós. Os vossos direitos é não vos traírem, nem permitirem que entre em vossas casas quem não desejais, e os seus direitos sobre vós é que deveis tratá-las bem, alimentando-as e vestindo-as.''

O Islam considera as mulheres com o espírito e intelecto igual a dos homens. A única distinção entre ambos está no aspecto físico.

O Islam prega o princípio da divisão do trabalho, destina o trabalho enérgico e duro, fora da casa, ao homem, tornando-o assim responsável pelo sustento de sua família.

E têm o lar como a principal preocupação da mulher, delegando-lhe o cuidado do lar, a responsabilidade da educação e vigilância da criança, uma tarefa das mais importantes, pois será responsável pêlos homens e mulheres de amanhã, ou seja do futuro da nação.

No entanto, ambos homem e mulher, devem trabalhar em espírito de harmonia, simpatia e amor.

Em contraste com ensinamentos do Islam em relação a mulheres, está o Ocidente com a campanha de emancipação das mulheres, que na verdade é uma forma disfarçada de exploração, do corpo, privação da honra, e degradação da alma dessas, mulheres que se deixam levar, pôr essas falsidades ideológicas!