Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O jejum é obrigatório para quem preencher 5 requisitos:

Primeiro: Ser muçulmano

Segundo: Ser responsável

Terceiro: Ser capaz de jejuar

Quarto: Estar residente

Quinto: Não ter o que o impeça (de jejuar)

Estes cinco requisitos quando encontrados em uma pessoa, o jejum lhe é obrigatório.

Com o primeiro requisito excluímos os não muçulmanos, pois o não muçulmano não tem a obrigação de jejuar, mesmo que o faça seu jejum não é valido, e caso venha a se converter não é exigido que reponha o jejum dos dias passados.

A evidencia está no versículo da Surata 09 At-Tawbah (O Arrependimento) versículo 54: ”Suas caridades não são aceitas, por causa da sua incredulidade em Deus e em Seu Mensageiro, e por observarem a oração com indolência e por praticarem a caridade de má vontade. ” Se as caridades –e os seus benefícios causados-  não são aceitos devido a incredulidade do indivíduo que a pratica, as adorações individuais muito menos.

O fato do indivíduo não ter que repor os dias de jejum passados após haver se convertido está evidenciado na Surata 08 Al-Anfal (Os Espólios) versículo 38: Dize aos incrédulos que, no caso de se arrependerem, ser-lhes-á perdoado o passado. ” E está confirmado nas tradições do profeta Muhammad -que a Paz e a benção de Allah estejam sobre ele- por se tornar de conhecimento geral (Tawatur) que o mensageiro de Allah –que a Paz e a benção de Allah estejam sobre ele- jamais cobrava dos recém convertidos que cumprissem com as obrigações religiosas passadas.

O segundo requisito que é ser responsável: O responsável é quem atingiu a puberdade e tem a sua sanidade mental preservada, pois não se pode responsabilizar que ainda não amadureceu e quem tem a sua mente insana.

O terceiro requisito é a capacidade, ou seja, ter uma saúde física que suporte a pratica do jejum, já o incapaz não tem a obrigação de praticar o jejum, diz Allah no Alcorão sagrado Surata 02 Al-Baqarah (A Vaca) versículo 184: “Porém, quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou estar em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. ” E a incapacidade está classificada em dois tipos: Incapacidade urgente e permanente.

- Os incapacitados com urgência: estão mencionados no versículo anterior, como no caso do doente que se acredita que se cure logo, ou o viajante e outros casos semelhantes, estes podem quebrar o jejum nos dias necessários e depois repor os dias de jejum perdidos, após o termino do Ramadan.

- Os incapacitados permanentes: Como no caso de um doente que não se acredita em sua cura, ou um ancião incapaz de jejuar, estes estão aclarados no Alcorão sagrado na Surata 02 Al-Baqarah (A Vaca) versículo 184:“Mas quem tiver a capacidade que alimente um necessitado, ” o significado deste versículo foi aclarado por Ibn Abbás quando disse: (Isso é uma referência ao ancião ou anciã, quando não puderem mais praticar o jejum, podem alimentar um necessitado por cada dia de jejum).

O quarto requisito é estar residente, significa que se o indivíduo estiver em viajem não tem a obrigação de praticar o jejum, diz Allah no Alcorão sagrado Surata 02 Al-Baqarah (A Vaca) versículo 184: “Porém, quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou estar em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. ” E os sábios Islâmicos estão em acordo de que o viajante também pode quebrar o jejum, sendo que o mais recomendável para ele é que faça o que lhe é mais fácil, e se o jejum representar qualquer perigo ou prejuízo ele se torna proibido, diz Allah no Alcorão sagrado Surata 04 An-Nissá (As Mulheres) versículo 29: “E não cometais suicídio, porque Deus é Misericordioso para convosco. ” Este versículo nos evidencia que tudo que venha a prejudicar o ser humano é proibido.

O quinto requisito, que é estar livre de tudo que possa impedir a pratica do jejum, este requisito é especifico para as mulheres, pois durante o período da menstruação ou o período pós-parto a mulher não tem a obrigação de jejuar. Disse o profeta Muhammad –que a Paz e a benção de Allah estejam sobre ele-: “Acaso quando a mulher está menstruada não deve se abster da prática da oração, logo também deve se abster do jejum. ”

Logo ela não tem a obrigação de jejuar, e mesmo que jejue seu jejum é invalido permanecendo com a obrigação de repor os dias de jejum perdidos após o termino do Ramadan.

 

-Sharah Al Mumtiah-

E Allah sabe mais!

 

https://islamqa.info/ar/26814

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Jejuar na linguística árabe significa se abster de algo, com este significado está o versículo 26 do Alcorão Sagrado na Surata de Maria: e se vires algum humano, faze-o saber que fizeste um voto de jejum ao Clemente, e que hoje não poderás falar com pessoa alguma.” Ou seja, Maria jurou jejuar e seu jejum era se abster da fala.

Já no contexto Islâmico é: Adorar a Allah o Altíssimo se abstendo de todas as coisas que invalidam o jejum, desde o nascer da segunda alvorada até o por do Sol.

https://ar.islamway.net/fatwa/15707/%D9%85%D8%A7-%D9%87%D9%88-%D8%AA%D8%B9%D8%B1%D9%8A%D9%81-%D8%A7%D9%84%D8%B5%D9%8A%D8%A7%D9%85

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Data da fatwa: 08/julho/2002
Tópico da fatwa: Salat (Oração)
Nome do Mufti: Sheikh Sayyed Mutawalli Ad-Darsh

Pergunta: Por que as pessoas, após fazer as orações obrigatórias, saem de seu lugar inicial para oferecer as orações Sunnah?

Resposta:

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso!

Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, e que a paz e as bênçãos estejam com Seu Mensageiro.

Prezado interrogador, muito obrigado por confiar em nós, e nós esperamos que nossos esforços, que são puramente pela graça de Allah, satisfaçam suas expectativas.

De fato, trocar as posições após realizar as orações obrigatórias é uma Sunnah Profética. Além disso, é um sinal claro que distingue a oração obrigatória da Sunnah que é realizada depois dela.

Em sua resposta à questão, o Sheikh Sayyed Mutawalli Ad-Darsh, ex-presidente do UK Shari`ah Council, que Allah tenha misericórdia dele, emite a seguinte fatwa:

“Mudar de posição para realizar as orações Sunnah é uma tradição válida do Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele. Assim como no caso de orações Tarawih, o Profeta sempre queria fazer uma clara distinção entre o que era obrigatório e o que era opcional. Portanto, neste exemplo, ele ordenou aos crentes que trocassem de lugar, para que assim não parecesse que as orações Sunnah eram uma extensão das orações Fard, ou obrigatórias.

Portanto, o objetivo de se trocar de lugar era o de fazer uma pausa intencional entre as duas. Esse é o mesmo motivo pelo qual se pede aos crentes que façam o Tasbih ou louvor a Allah entre as orações Fard e Sunnah.

Existe uma tradição válida do tempo do Profeta relatando um incidente onde um crente – tendo terminado suas orações Fard – imediatamente levantou-se para oferecer sua Sunnah. Omar, pelo aviso do Profeta, ordenou ao homem a se sentar e esperar.

Com tanta ênfase para as orações Fard serem oferecidas na mesquita, o Profeta aconselhou que as orações Sunnah sejam feitas em casa para permitir uma pausa e também para garantir que as casas das pessoas nunca fiquem destituídas de adoração. Neste contexto, relata-se que o Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, tenha dito, “Não transformem suas casas em um cemitério.”

Que Allah o guie para a senda reta, e o guie para aquilo que O agrada, Amin.

Allah Todo-Poderoso sabe mais.

Tradução: Irmã Noora

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Título da Fatwa: Modos de se realizar a Oração Witr

Data da Fatwa: 21 / Janeiro / 2003

Tópico da Fatwa: Salat (Oração)

Pergunta da Fatwa: Prezado Sheikh, As-Salamu ‘alaykum. Minha pergunta é sobre a oração witr: Eu sei que a oração witr consiste de três rak’ah. Mas eu ouvi dizer que pode ser somente uma rak’ah. Você poderia me dar alguma referência sobre a oração witr com uma rak’ah (se há alguma). Jazakun Allah Khayran.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A gradual implementação da orientação islâmica é um dos conceitos básicos e fundamentais sobre os quais o Islã foi construído, para que assim as pessoas fossem preparadas para sua aplicação sem choques ou surpresa. Desse modo a implementação das injunções era menos desgastante. Tal gradação requeria a permissibilidade de certos atos como uma medida temporária para lidar com certas situações e circunstâncias. E tal permissão terminava quando o propósito ao qual serviam não era mais necessário.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O que o islam proíbe na esfera do sexo inclui olhar para uma pessoa do sexo oposto com desejo, pois o olho é a chave dos sentimentos, e o olhar é um mensageiro do desejo, carregando a mensagem da fornicação ou do adultério. Um poeta disse: " Todas as relações começam com a visão; o fogo ardente que uma fagulha acende." Enquanto que certo poeta contemporâneo diz: " Um olhar, então um sorriso, e ai um menear da cabeça, em seguida um dialogo, dai uma promessa, e então o calor de uma cama."

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Data da Fatwa: 3/ Junho/ 2002

Tópico da Fatwa: Direitos Humanos

Questão da Fatwa:

As-Salamu `Alaykum. Eu tenho um amigo cristão que me perguntou as punições no Islã são apedrejamento, cortar a mão, etc...ou seja, tão cruéis e inumanas? Eu disse que era melhor ser punido neste mundo do que atormentado no outra vida. Mas eu preciso de maiores explicações. Jazakum Allahu Khayrun.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O al-Qur´an destaca os objetivos espirituais do casamento, fazendo deles os alicerces da vida marital. Esses objetivos são alcançados na paz de espírito que vem pela experiência sexual sadia com a esposa a quem amamos, no alargamento do circulo de amor e afeto entre as duas famílias unidas pelo casamento, e no incentivo do afeto e da ternura para com as crianças aos cuidados amorosos de seus pais. Estes são os objetivos mencionados por Allah, o Altíssimo:

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Questão da Fatwa

Caro irmão ou irmã muçulmano, eu tenho admirado como nossas irmãs têem obedecido ao Islã e escolhido usar o Hijab. E como um homem buscando aceitar o islã, eu gostaria de saber se existe um código de vestimenta masculino. Toda resposta será de grande ajuda e que Allah o abençoe.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Exigências da vestimenta da mulher muçulmana

 

Data da Fatwa  21/ Fevereiro/ 2001

Date of Reply 21/ Fevereiro/ 2001

Da de Tópico Fatwa: A vestimenta Islâmica