Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Assim, do jeito que as coisas são, se você quiser ter tempo para fazer algumas das coisas que queria fazer, deve apenas planejá-las e programá-las no seu cronograma. Se você esperar a hora certa se apresentar, poderá esperar para sempre.

Quando você marca uma consulta médica, ou um encontro de negócios, ou um acontecimento especial, na sua agenda, normalmente, você o/a mantém. Faça a mesma coisa em relação ao tempo que você tiver que pôr de lado para as coisas que quiser realizar. Ponha de lado um certo tempo, a cada dia, e apegue-se a ele o melhor que puder.

Por exemplo, reservando uma hora por cada dia de trabalho, você ganhará para cima de 260 horas num ano, ou o equivalente a trinta e dois dias inteiros de trabalho. Você poderá conseguir um grande acúmulo de realização em tal período de tempo.

 

Este gráfico mostra o que você poderia estar fazendo com o seu tempo numa vida de extensão média.

ATIVIDADE

TEMPO

Amarrando seus sapatos 8 dias
Esperando o semáforo mudar 1 mês
Tempo gasto no barbeiro (ou cabeleireiro) 1 mês
Discando o telefone 1 mês
Andando de elevador (nas grandes cidades) 3 meses
Escovando os dentes 3 meses
Esperando o ônibus (nas grandes cidades) 5 meses
Tempo gasto no chuveiro ou no banho 6 meses
Lendo livros 2 anos
Comendo 4 anos
Ganhando a vida 10 anos
Assistindo televisão 10 anos
Dormindo 20 anos

 

Poderia:

  1. memorizar muitas partes do al-Qur´an,

  2. aprender a técnica da leitura dinâmica,

  3. adquirir algumas habilidades especificas,

  4. ter o mais bem cuidado jardim da vizinhança,

  5. aprender um idioma estrangeiro,

  6. escrever um livro,

  7. conseguir um diploma, ou

  8. ganhar algum dinheiro extra.

Mas, do jeito que o tempo voa--tomado como é por milhares de eventos sem importância, muitos dos quais não contribuem para o nosso sucesso ou satisfação como pessoas--, você deve estabelecê-lo (o cronograma), e se apegar ao mesmo. É isto não é fácil. A lamentação pelo tempo perdido poderá tornar-se um poder dominante, no tempo que resta. E o tempo que resta é tempo suficiente--se somente pararmos com o desperdício e com a ociosidade, não haverá do que nos lamentarmos.

O Uso do Tempo

As pessoas de sucesso gastam o seu tempo fazendo coisas que as pessoas que fracassaram relutam em fazer. A média das pessoas acha mais fácil ajustar-se ás agruras do fracasso do que gastar o tempo se ajustando ao sacrifícios, que levam ao sucesso. Significa termos poucas metas e destinações na vida, a menos que haja um tempo programado, ligado a cada uma delas. Somente então podemos começar a nos mover em direção a essas metas e chegar ao destino.

Nós enquadramos as pessoas em duas categorias: primeiro, temos o desafortunado e desencantado grupo que irá sempre começar algo amanhã. A seguir, temos aquele grupo maravilhoso, que está pronto para o fazer agora mesmo. Para estes não há amanhã.

Matar o tempo não é apenas crime, é assassinato! Se você tem de matá-lo, por que não trabalhá-lo até a morte? sempre que você diz:"Eu não tenho tempo", tudo o que está dizendo é que há outras coisas mais importantes para si.

Cada manhã quando acordamos, a nossa agenda está cheia, ocupando as vinte e quatro horas. O Profeta nos diz que:

"Nenhuma simples aurora clareia, sem que dois anjos anunciam:'Ó filho de Adão, eu sou o novo dia, e testemunharei as tuas ações; portanto, usa-me da melhor forma que puderes, porque eu jamais voltarei, até ao Dia do Julgamento.'"(al-Ma´sur do Profeta(S))

Cada dia deverá ser preenchido com coisas das quais nos sintamos orgulhosos. A menos que estejamos prontos para começar já e agora, a despeito das nossas boas intenções, a esta hora, amanhã, a esta hora, na próxima semana, a esta hora, daqui a dez anos, estaremos ainda estagnados.

Que faz você com os seus minutos sem uso, seu assim chamado tempo perdido?

Você já se conscientizou de que livros podem ser escritos, de que o al-Qur´an e o Hadiss podem ser plenamente memorizados, e de que muitos pontos podem ser obtidos por uma adequada utilização deste tempo livre? Esse tempo livre pode ser os poucos minutos em que você está esperando pelo, ou viajando de trem, de avião ou de ônibus. Você chamaria essa hora de folga de tempo criativo? Quinze minutos por dia significa onze dias inteiros, num ano; trinta minutos por dia significa vinte e dois dias inteiros, num ano, o que é mais do que um mês de tempo de trabalho.